Criadores interessados em provar a capacidade de produção leiteira de suas matrizes em um processo natural têm só até esta sexta-feira (19) para efetivar a inscrição no ‘6º Concurso Leiteiro de Fazenda’. A prova, que faz parte da programação oficial da ExpoGenética, já conta com 24 animais inscritos, sendo um recorde na história da ABCZ. Trata-se de matrizes Gir Leiteiro, Guzerá e Sindi.
“O grande número comprova que cada vez os criadores estão interessados em reconhecer a potencialidade de suas matrizes em um processo natural, que é uma característica muito valorizada pelo mercado. Até porque essa é a realidade da maioria das propriedades rurais em todo o país. Todas as matrizes são alimentadas com silagem de milho, devido a escassez de forragem nesse período do ano, com suplementação proporcional à sua produção medida todos os dias e sem o uso de medicamentos ou hormônios que possam influenciar nessa produção”, ressalta Mariana Alencar, gerente do PMGZ Leite.
Mariana destaca ainda que, além quantidade, a qualidade do leite será destacada na prova, por meio da análise dos constituintes que são valorizados na indústria para a produção de queijos e outros produtos lácteos.
Vale lembrar que para a prova, mais uma vez, os animais participantes serão divididos por raças e classes de idade, sendo que o período total do concurso será de 20 dias, incluindo 15 dias de adaptação e cinco dias de concurso efetivo, com duas ordenhas diárias, terminando no dia 9 de agosto. Importante ressaltar também que a premiação levará em conta o Leite Corrigido para Sólidos Totais (LCST).
Em novo local. Diferentemente da edição anterior, quando o concurso foi realizado na Fazenda Experimental da ABCZ, dessa vez a prova será realizada na Fazenda Escola da Fazu. Para acessar o regulamento completo e a ficha de inscrição, clique aqui.
Facebook
Twitter
Google+
YouTube